Cirurgia com Navegador Eximius em Sete Lagoas – MG

Procedimento de Neuronavegação em Sete Lagoas

 Neuronavegação em Sete Lagoas

Neuronavegação em Sete Lagoas

Sete Lagoas entrou para o grupo seleto de cidades onde é ofertada tecnologia de última geração em cirurgias neurológicas de alta complexidade. Dois procedimentos foram realizados no Hospital Nossa Senhora das Graças utilizando o aparelho conhecido como neuronavegador, e os resultados foram altamente positivos.

Nos dois casos, as cirurgias cerebrais foram coordenadas pelo neurocirurgião Sylvio Silvestre. As possibilidades do aparelho garantem a precisão na retirada de tumores, ocorrência mínima de lesões e localização exata intracraniana. “Contamos com uma precisão milimétrica. Diante da situação atual, vale destacar que a neurocirurgia continua trabalhando para trazer o que há de melhor para o hospital”, explica Sylvio Silvestre.

Os dois pacientes que foram operados com o neuronavegador são uma mulher de 85 anos e um homem de 75. Em ambos os casos o procedimento cirúrgico foi realizado em uma sexta-feira e a alta médica concedida na segunda-feira. “Independente da profundidade da intervenção a precisão é a mesma. O aparelho mostra em tempo real a localização e o limite. É um GPS da neurocirurgia”, esclarece Sylvio Silvestre.

Além de maior segurança a neurocirurgia possibilita a realização das cirurgias em tempo menor. Nos dois casos as operações teriam duração média de aproximadamente 9 horas cada, mas com o neuronavegador o tempo médio ficou em 5 horas. “São procedimentos certeiros”, reforça Sylvio Silvestre. Associada à cirurgia outra tecnologia que é utilizada paralelamente é a do aspirador ultrassônico que diminui o sangramento e preserva as estruturas nobres do cérebro. “São procedimentos inéditos. Esse aspirador vaporiza e aspira os tumores”, comenta Sylvio Silvestre. Participaram das cirurgias também os médicos anestesistas Leonardo Kfuri e Fernando Buitrago.

COLUNA – A neuronavegação brevemente também será utilizada em cirurgias de coluna. A expectativa é que a sua aplicação neste tipo de intervenção comece nos próximos meses.

Via: Sete Dias

Leave a Reply